* E.F.T. via Skype. - (Terapia on-line).
Contato > E-mail: liberdadedeser@gmail.com Total de visitas: 27277
|
* Medicina Chinesa...
"O princípio de Yin e do Yang - os elementos masculino e feminino da Natureza - é o princípio básico de todo o Universo. É o princípio de tudo quanto existe na Criação. Efetua a transformação para a paternidade; é a raiz e a fonte da vida e da morte, e também encontra-se no tempo dos deuses.A fim de tratar e curar as doenças, há que investigar-se a sua origem. O céu foi criado por uma acumulação de Yang, o elemento da luz; e a terra foi criada por uma acumulação de yin o elemento das trevas."
***
A MTC mantém seu foco na pessoa como um todo. Não há separação do Universo e a humanidade para essa antiga medicina. A MTC parte da função da energia que circula por todo o organismo. Esta energia expressa-se através do eterno movimento Yin Yang em todo o corpo.
A visão chinesa de equilíbrio inclui: corpo, mente, emoções e espírito no ser humano, assim como os ritmos cíclicos da natureza. A visão de saúde da MTC pode ser resumida em uma palavra: EQUILÍBRIO e que abrange uma visão muito mais ampla da realidade.
O diagnóstico na MTC tem a característica de uma síndrome, que é o desequilíbrio energético. A enfermidade para a MTC é apenas um sintoma, pois, uma determinada síndrome pode tomar forma de inúmeras doenças diferentes.
Nos quatorze canais de energia que percorrem o corpo humano chamados meridianos, há dois deles que agem como reservatórios de energia e outros doze que estão relacionados aos órgãos e vísceras que trabalham todos em conjunto para manter a vida e a saúde.
Nos meridianos é que se encontram os pontos de Acupuntura que acessam corpo, mente, emoção e espírito. A doença sempre tem um excesso ou deficiência de energia em qualquer dos canais que produzem desequilíbrio energético no organismo. Trata-se de fatores externos das mudanças climáticas, tais como: umidade, secura, calor excessivo, vento, calor e frio. Como também os fatores internos emocionais, como: alegria, preocupação, tristeza, medo, ira. Há ainda os fatores alimentares, desequilíbrio entre trabalho e descanso, atividade sexual em excesso (esgota o Rim - energia ancestral), fatores hereditários e congênitos, traumatismos e queimaduras, picadas de insetos, agentes químicos, etc.
Por ser o homem um complexo energético e a doença tendo início em seus corpos sutis (causa) dos desequilíbrios, e somente após somatizado em seu corpo físico (efeito), o homem deveria ser visto e tratado como um todo.
Marilena Rodriguez
|
|